Jornal Correio Popular Notícia


SAÚDE
Brasil tem quase 38 mil pessoas à espera de transplante de córnea

Data da notícia: 2026-09-10 10:44:45
Foto: © Divulgação/HFB/Divulgação
Mesmo operando próximo à autossuficiência, a lista de espera continua se expandindo devido às novas indicações médicas

Atualmente, 37.719 pessoas aguardam na fila para transplantes de córnea em todo o país. Em dezembro de 2025, eram 32.639 pacientes, um aumento de 15% em apenas seis meses. Os números são do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Mesmo com a alta demanda, a entidade destacou que nunca foram realizados tantos procedimentos desse tipo no Brasil. No ano passado, ocorreram 17.790 cirurgias que ajudaram a recuperar a visão, um marco classificado pelo conselho como histórico.

“No entanto, o sistema nacional enfrenta um paradoxo: mesmo operando próximo à autossuficiência teórica para o fluxo anual, a lista de espera ativa continua se expandindo devido ao ritmo rápido de novas indicações médicas”, alertou a entidade.

Como consequência do passivo acumulado ao longo dos anos, uma pessoa que aguarda por um transplante de córnea no Brasil leva, em média, 370 dias para realizar a cirurgia. O tempo é mais que duas vezes superior ao registrado há 10 anos, quando a demora era de 174 dias.

Para o CBO, o cenário tem origem em múltiplos fatores, incluindo a falta de reajustes nos valores pagos pelos procedimentos e o impacto da pandemia de Covid-19, que causou uma espécie de represamento de pacientes, sobretudo no período de 2020 a 2023.

Os especialistas apontam ainda a necessidade de contornar o problema de manutenção enfrentado por bancos de olhos em todo o país frente aos custos dos insumos, cotados em dólar.

Outro ponto identificado é o incremento de exigências nas fases de produção e processamento da córnea, como a necessidade de gestão de qualidade.

“Essas causas alinhadas geram uma fatura que não fecha para o banco de olhos, que recebe a mesma coisa que há uma década, quando não existiam tantos requerimentos na legislação”, reforçou o CBO.
Consolidado como o maior exemplo de agilidade no país, o Ceará realizou 1.371 transplantes em 2025.

Embora tenha registrado 1.639 novos ingressos ao longo do ano, a alta rotatividade do sistema permitiu que o estado encerrasse dezembro com apenas 93 pacientes ativos na lista de espera.

Fonte: Com informações da Agência Brasil.




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.