Jornal Correio Popular Notícia

ELEIÇÕES 2026
PT confirma Expedito Netto sem apoiar Confúcio Moura

Data da notícia: 2026-07-27 18:38:50
Foto: Assessoria/Divulgação
Candidatos a vice-governador, Luiz Carlos Teodoro e Expedito Netto, a governador, durante convenção, no sábado, 25

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a candidatura do Expedito Netto ao governo de Rondônia. A decisão foi tomada durante convenção realizada, no sábado (25), em Porto Velho. O ativista e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Rondônia, Luiz Carlos Teodoro (PSOL), será o candidato a vice-governador.

A convenção confirmou a nova estratégia eleitoral da federação liderada pelo PT, que abre mão de apoiar a reeleição do senador Confúcio Moura (MDB) e aposta em candidaturas próprias de Luciana Oliveira (PT) e Aires Mota (Partido Verde) ao Senado.

Assim que assinou a filiação, em janeiro de 2026, o nome de Expedito Netto foi colocado como pré-candidato ao governo e recebeu aprovação, por unanimidade, dos dirigentes locais do PT e da Federação Brasil da Esperança.

O nome de Netto não foi a primeira opção do PT, mas ele foi construído pelo partido como uma solução de consenso para liderar a chapa majoritária. A filiação dele foi articulada diretamente com a Executiva Nacional e o Diretório Estadual por preencher a lacuna de um candidato competitivo ao Palácio Rio Madeira.

Durante a oficialização da candidatura, Expedito Netto afirmou que pretende apresentar uma alternativa de governo para Rondônia. Segundo ele, o grupo que o apoia está preparado para disputar as eleições e defendeu investimentos em áreas como segurança pública, saúde e educação, além da valorização dos servidores.

“A gente tem um grupo formado, um grupo que está pronto para a luta, que quer ganhar o governo e dar oportunidade à população de ter um governo diferente. [...] Quem sabe, se investir em segurança pública, em saúde pública e em educação, a gente não consegue mudar não só os nossos municípios, como o nosso estado e o nosso país”, garantiu Expedito Netto.

Formaram a Federação Brasil da Esperança, integrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV), e a Federação PSOL-Rede, composta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pela Rede Sustentabilidade.

A campanha petista vai enfrentar um panorama político estadual majoritariamente inclinado à direita e ao centro-direita, que busca cavar espaço no segundo turno ao tentar mobilizar a base eleitoral histórica simpática ao presidente Lula no estado.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.