Jornal Correio Popular Notícia

SOLIDARIEDADE
Campanha de doação de sangue mobiliza moradores de Nova Brasilândia D’Oeste

Data da notícia: 2026-07-17 19:14:08
Foto: Assessoria/Divulgação
A campanha arrecadou 117 bolsas de sangue e novos cadastros para doação de medula óssea

Quando a campanha de doação de sangue e medula óssea da CrediSIS CrediBrás começou, em 2022, o objetivo era aproximar um serviço essencial dos moradores de Nova Brasilândia D’Oeste, município da zona da mata que não possui unidade permanente de coleta. Cinco edições depois, a iniciativa demonstra que a cooperação também pode ser medida pela continuidade. Nos dias 10 e 11 de julho, a campanha arrecadou 117 bolsas de sangue, além de novos cadastros para possíveis doadores de medula óssea, reafirmando o compromisso que permanece ano após ano e beneficia pacientes em todo o estado.

O resultado vai além da quantidade de bolsas coletadas. Ao transformar uma ação pontual em um compromisso permanente, a campanha passou a integrar o calendário da cooperativa e também da comunidade. A cada nova edição, moradores retornam para doar novamente e outros participam pela primeira vez, se unindo ao movimento e ampliando uma rede de solidariedade construída coletivamente.

Em um município onde, normalmente, quem deseja doar precisa percorrer mais de 60 quilômetros até Rolim de Moura, trazer a estrutura da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) para Nova Brasilândia reduz barreiras, incentiva novos doadores e demonstra como a cooperação pode gerar benefícios que permanecem mesmo após o encerramento da campanha.

O presidente do Sistema CrediSIS, Otelo Castellani Filho, afirmou que iniciativas como essa mostram que o cooperativismo produz impactos que ultrapassam o momento em que acontecem. Para ele, quando uma cooperativa cria condições para que a comunidade participe de uma causa coletiva, ela contribui para construir uma cultura de solidariedade capaz de transformar vidas continuamente.

“Quando aproximamos um serviço essencial das pessoas, não estamos apenas realizando uma campanha. Estamos criando oportunidades para que a solidariedade faça parte da rotina da comunidade.

O cooperativismo deixa marcas que permanecem, porque incentiva o cuidado com o próximo, desperta o sentimento de pertencimento e mostra que pequenas atitudes, repetidas ao longo dos anos, são capazes de produzir mudanças duradouras. Esse é um desenvolvimento que continua gerando resultados muito depois que a ação termina”, afirmou . Otelo.

Fonte: Com informações da Assessoria.




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.