Jornal Correio Popular Notícia


EDUCAÇÃO
Prazo de inscrições para o Enem é prorrogado até dia 12

Data da notícia: 2026-06-10 09:58:07
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasi/Divulgação
A prorrogação não altera as datas de aplicação do exame, que permanece marcado para os dias 8 e 15 de novembro

Prazo de inscrição para o Enem 2026 foi prorrogado, até sexta-feira (12), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), permitindo que os ainda interessados realizem o procedimento, por meio da Página do Estudante.

A medida amplia o período para que estudantes garantam participação no exame, considerado a principal porta de acesso à educação superior no país. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro.

Além da inscrição, a prorrogação contempla os pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social. Os estudantes concluintes do ensino médio da rede pública devem acessar a “Página do Participante”.
O acesso é para confirmar a participação e complementar informações como o município de realização das provas, a língua estrangeira escolhida e, quando necessário, a solicitação de recursos de acessibilidade. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, foi estendido até terça-feira (17).
Nesta edição, os participantes do Programa Pé-de-Meia, do governo federal, que concluírem o ensino médio em 2026 e comparecerem aos dois dias de prova receberão um incentivo adicional de R$ 200,00.

Os participantes do Pé-de-Meia também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição. Independentemente de ser isento, o candidato deve fazer a inscrição no Enem.

O edital também prevê a possibilidade de utilizar notas do exame para obtenção do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência, desde que os participantes atendam aos critérios estabelecidos.

Entre os públicos que podem solicitar atendimento especializado estão pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, idosos e estudantes em condição hospitalar, entre outros casos previstos no edital.

Fonte: Com informações da Agência Brasil.




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.