Jornal Correio Popular Notícia


POLÍTICA
Senador cobra mudanças na Reforma Tributária

Data da notícia: 2025-11-06 09:24:10
Foto: Assessoria Parlamentar/Divulgação
Reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, senador Marcos Rogério e o empresário Eugênio Ribeiro

O senador Marcos Rogério (PL-RO) intermediou, na terça-feira (4), reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), para discutir os impactos negativos da proposta sobre a indústria instalada na região Norte, especificamente, no estado de Rondônia.

O encontro contou com a participação do empresário Eugênio Ribeiro, da Ciclo Cairu, maior fabricante de bicicletas do Brasil, sediada no município de Pimenta Bueno. O encontro, na presidência do Senado, contou também com a participação do relator da reforma Tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

A pauta do encontro foi o projeto que trata da regulamentação da Reforma Tributária. Marcos Rogério tem sido voz ativa na defesa de um modelo que respeite as realidades regionais e preserve a competitividade de empresas que ajudam a desenvolver o interior do país.

“Não podemos aceitar uma Reforma Tributária que favoreça apenas os grandes centros urbanos e penalize as regiões mais afastadas. O desenvolvimento regional precisa ser protegido. Empresas como a Ciclo Cairu não competem apenas no mercado local, mas em todo o Brasil e no exterior. Elas merecem respeito e condições justas para continuar gerando emprego e renda onde estão instaladas”, defendeu o senador rondoniense.

Durante o encontro, Marcos Rogério, alertou, ainda, para o risco de que a empresa seja forçada a transferir a produção dela para outras localidades. Hoje, além de Rondônia, a empresa já investe em uma nova unidade industrial em Manaus (AM), para minimizar os efeitos da proposta.

“Se a reforma não corrigir essas distorções, o Brasil vai se tornar ainda mais desigual. Vamos concentrar o desenvolvimento em poucas regiões e deixar o restante do país entregue ao desemprego e à estagnação. Rondônia, Goiás, Mato Grosso e outros estados do interior merecem igualdade de oportunidades”, alertou.

A regulamentação da Reforma Tributária está em andamento, com a aprovação da primeira parte pela Emenda Constitucional 132/2023 e a regulamentação prática em discussão no Congresso. O Senado Federal aprovou o PLP 108/2024, que detalha regras para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), incluindo o Comitê Gestor e a transição de impostos como ICMS e ISS entre 2026 e 2033.

Fonte: Assessoria Parlamentar




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.