Jornal Correio Popular

134 ANOS
Confúcio comenta 13 de Maio

Data da notícia: 2022-05-13 18:32:28
Foto: Assessoria/Divulgação
O senador Confúcio Moura usou a tribuna do Senado para lamentar o preconceito racial

O senador Confúcio Moura (MDB) usou a Tribuna do Senado Federal para comentar sobre 13 de Maio, data em que marca os 134 anos da Aboliação da Escravatura no Brasil, sacramentada pela Lei Áurea.

Confúcio Moura relembrou, no entanto, que mesmo com mais de um século da normativa. os negros ainda sofrem preconceito e são humilhados de maneira rotineira, inclusive em escolas.

O senador rondoniense destacou que a Lei Áurea foi importante para a liberdade dos negros brasileiros, escravizados por muitos anos. “Havia o comércio de negros, eram comercializados, vendidos em praça pública, submetidos a trabalhos forçados, e isso os estigmatizou”, lembrou.

“Libertamos e os largamos [os negros] à própria sorte. Os quilombos existentes ainda hoje demonstram que a segregação continuou. Também hoje a gente observa ainda o preconceito. Você pode ver isso em um jogo de futebol recentemente, acho que foi na Argentina, e até no Brasil mesmo, as torcidas ridicularizam jogadores negros ofensivamente”, lamentou.

A lei foi sancionada pela Princesa Isabel, que exercia, na ocasião, a função de Princesa Regente, já que seu pai, o imperador D. Pedro II, estava fora do país para tratar de problemas de saúde.


Fonte: Agência Senado


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.