Jornal Correio Popular


PREOCUPAÇÃO
Coleta de lixo é tema de reunião

Data da notícia: 2022-05-06 18:22:01
Foto: Assessoria/Divulgação
Previsão da empresa é que o recolhimento seja normalizado neste fim de semana

Uma reunião para alinhamento de procedimentos na gestão dos resíduos sólidos aconteceu, quarta-feira (4), entre representantes da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), FG Soluções Ambientais, Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji) e MFM Soluções Ambientais, na sede da Semeia.

“A coleta de lixo no mês de abril teve um atraso significativo, porque dois caminhões da FG Soluções Ambientais estavam quebrados, mas não houve paralisação do serviço. A equipe da Semeia fez a fiscalização e cobrou para que o problema fosse resolvido o mais rápido possível para evitar danos para a população”, informou a secretária da Semeia, Jeane Muniz.

O gerente da FG Soluções Ambientais, Vandelei Nunes, afirmou que os caminhões já foram consertados e, até o fim de semana, provavelmente, a coleta de lixo seria normalizada.

Ele informou, também, que a empresa não trabalha com a metodologia da “bandeirada”, que é a de deixar os sacos de lixo nas ruas para que o caminhão passe recolhendo.

“A coleta é feita do lixeiro para os caminhões coletadores”, destacou o gerente.

A respeito da metodologia de bandeirada, Jeane Muniz confirmou que a empresa não trabalha desta forma, para evitar que os sacos de lixo sejam rasgados por cachorros e que os resíduos fiquem espalhados pelas vias públicas.

Segundo o gerente de operação do aterro sanitário de Ji-Paraná, Caique Santana, a MFM Soluções Ambientais estendeu o horário de funcionamento no período em que a empresa de coleta teve problemas com os caminhões e precisaria de um período maior para conseguir descarregar os caminhões, que trabalharam em rotas alternativas para coletar o resíduo produzido na cidade.

O presidente da Coocamarji, Celso Luiz Moulaz, informou que no período de atraso da coleta, a cooperativa alterou o horário para receber os resíduos, fazer a triagem e destinar o rejeito para a MFM.

Ele comentou, também, que foi realizado um trabalho de conscientização da população a respeito da coleta seletiva. “A cooperativa tem um contrato com o município e faz a coleta seletiva em nove bairros. Estamos trabalhando com a Semeia para implantar a coleta seletiva em toda a cidade”.

No fim da reunião, os participantes comentaram sobre os trabalhos que serão realizados na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack em Ji-Paraná. “Estamos nesta frente de trabalho para nos alinharmos e organizarmos para a feira, onde seremos responsáveis pelo recolhimento de todos os resíduos produzidos e pela coleta seletiva”, esclareceu Jeane Muniz.


Fonte: CCS - Prefeitura de Ji-Paraná


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.