] Jornal Correio Popular
Sábado, 31 / 10 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


JI-PARANÁ
Ecoponto recebe 20 toneladas de pneu por semana

Data da notícia: 2020-10-09 18:29:15
Foto: Assessoria/Divulgação
Material é usado na confecção e manutenção de brinquedos ecológicos instalados em praças e também como combustível em indústrias

Cerca de 20 toneladas de pneus são descartados semanalmente no Ecoponto instalado na antiga Central de Abastecimento (Ceasa), localizada na rua Maracatiara (T-20), no segundo distrito de Ji-Paraná.

O recolhimento dos pneus é realizado, por meio de um convênio com a Associação Nacional de Indústrias Pneumáticas (Anip), que dá o destino ao material, em obediência à legislação federal para o descarte ideal desse tipo de produto.

Parte desse material é utilizado na confecção e manutenção dos brinquedos instalados nas praças municipais, como é o caso do Park dos Pneus, no 2 de Abril, e do Centro Desportivo e Lazer (Cedel) Walmar Meira, no BHN. A grande maioria dos pneus é utilizada como combustível por indústrias fabricantes de cimento e asfalto.

A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Kátia Casula, explica que o material também pode ser entregue para escolas ou outros órgãos que apresentem projetos ecológicos.

“A escola que quer fazer um parque ou a própria prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semosp), faz esses parques com usos de pneus. Nesses casos, nós disponibilizamos os pneus. Para as pessoas que querem conseguir esse material, é necessário apresentar um projeto para a Semeia. Para provar onde os pneus serão usados, a fim de que possamos ter uma garantia de que esse material não vai ser disposto em um local inadequado”, afirmou Kátia.

Segundo a Semeia, boa parte dos pneus são descartados por borracharias e oficinas mecânicas da cidade, mas a população também pode levar o material ao Ecoponto. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Além de Ji-Paraná, municípios vizinhos também depositam os pneus que não podem mais ser utilizados no Ecoponto. Quem tiver pneus em casa ou no comercio e queira descartá-lo corretamente, pode entrar em contato com a secretaria pelo telefone: 3411- 4204 ou levar ao Ecoponto, localizado no cruzamento da T-20 com a rua Cruzeiro do Sul, no bairro BNH.

Coleta seletiva
Ji-Paraná conta com outros dois Econpontos. Um instalado no Park dos Pneus, em frente ao Feirão do Produtor Rural, e outro na rua Rio Amazonas, em frente ao campus da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Nesses pontos, a população pode depositar papel, metal, plásticos, resíduos eletrônicos e óleo de cozinha usado.
Os pontos foram instalados, por meio de uma parceria entre a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), a Prefeitura de Ji-Paraná e empresas privadas do município.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.