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JI-PARANÁ
Aumentam queixas contra serviços essenciais

Data da notícia: 2020-09-25 18:07:25
Foto: Assessoria/Divulgação
Reclamações dos serviços de água, energia elétrica e telefonia lideram a lista do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor

Os serviços essenciais e privados dispararam nas queixas ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de Rondônia (Procon) de Ji-Paraná, durante o período de pandemia.

O órgão de defesa do consumidor divulgou dados dos atendimentos e reclamações feitos de março a setembro de 2019, comparando o mesmo período em 2020. A pandemia se agravou em Rondônia em março, segundo as autoridades sanitárias.

Os gráficos evidenciam os dois setores que receberam mais reclamações. Em 2019, as maiores queixas dos consumidores foram contra as prestadoras de serviços essenciais, como fornecimento de água, energia elétrica e telefonia.

O volume de atendimentos e queixas neste segmento chegou a 41,60% dos 1.089 registros efetuados no período. Os assuntos financeiros registraram o segundo maior número de atendidos, 25,44%.

Em 2020, as atenções do Procon se voltaram às queixas contra as empresas que prestam serviços privados, como internet, tv a cabo e compras online.

Os números revelam que 48,42% dos 1.330 consumidores buscaram a proteção e os direitos no Procon, um aumento significativo de 19 reclamações, em 2019, para 644 em 2020.

“Com a pandemia, os consumidores passaram a utilizar os meios eletrônicos para diversão e compras, já que as orientações sanitárias são para que as pessoas evitem sair de casa. Nesse contato virtual, os contratos não foram bem examinados pelos consumidores, daí originam-se as reclamações”, explicou a gerente regional do órgão em Ji-Paraná, Luana Stocco.

O Procon reabriu os atendimentos presenciais no Tudo Aqui, o extinto Shopping Cidadão, de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 13h30, conforme as normas de atendimentos estabelecidas pela Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi).

O consumidor também poderá obter informações sobre os atendimentos, pelos telefones: 3423-8833 3423-4564, e, pelo aplicativo whatsapp: 99270-4113.


Fonte: Secom


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