] Jornal Correio Popular


Quarta-feira, 23 / 09 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


PRIMEIRA VEZ
Semed cancela desfile de 7 de Setembro para deter proliferação do coronavírus

Data da notícia: 2020-09-04 18:48:51
Foto: Assessoria/Divulgação
A decisão ocorre para evitar a aglomeração de pessoas e reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou ontem (4), que o tradicional desfile de 7 de Setembro, comemoração à Independência do Brasil, que reúne alunos das redes da pública e particular não será realizado neste ano para evitar aglomeração de pessoas e o risco de contágio pelo coronavírus (Covid-19).

Conforme a nota enviada à imprensa, “técnicos da Semed se basearam nas recomendações feitas pelas autoridades sanitárias e em consonância com o que tem sido decidido em todo o país, tomando por exemplo o Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), o mais tradicional desfile do Brasil, que este ano, pelo mesmo motivo, também foi cancelado pelo Ministério da Defesa”.

Em 2020, o desfile estava previsto para acontecer na próxima segunda-feira. A Semed não informou se foram preparadas atividades remotas para os alunos relembrarem o movimento que culminou na independência do Brasil de Portugal, programada no dia 7 de setembro de 1982 pelo imperador dom Pedro II.

Esta é a primeira vez que o desfile da Independência do Brasil não acontece em Ji-Paraná. Desde os anos de 1970 que o evento é realizado nas principais vias nos dois distritos da cidade. A Semana da Pátria incluía também atos cívicos no 2º Batalhão da Polícia Militar, Prefeitura de Ji-Paraná e Câmara Municipal, entre outros órgãos.

No ano passado, o desfile ocorreu, durante manhã de sábado, na av. Brasil, no 2º distrito. O percurso dos estudantes seguiu da rua T-5 até a T-1, onde estava montado o palanque das autoridades. A presença do público foi estimada pela Polícia Militar em cinco mil pessoas.

Em 2018, cerca de quatro mil pessoas prestigiaram o desfile numa sexta-feira na avenida Marechal Rondon. As comemorações começaram às 8h com o desfile cívico de militares do Exército, das polícias Militar (PM) e Civil (PC), do Corpo de Bombeiros e de mais de dois mil alunos das 30 escolas municipais, além de integrantes de outras instituições.

Com o cancelamento do desfile, pelos mesmos motivos também deixou de ser realizado o Festival de Fanfarras, evento que antecede às comemorações. Integrantes das fanfarras de várias escolas lamentaram a decisão. No entanto, compreenderam a adoção das normas de distanciamento social durante a pandemia.

Segundo o Boletim Epidemiológico de sexta-feira (4), da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Ji-Paraná possui 2180 casos de pessoas que testaram positivo, com 1877 curados.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.