] Jornal Correio Popular


Segunda-feira, 28 / 09 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


TRANSPLANTE
Setembro Verde sensibiliza população a doação em RO

Data da notícia: 2020-09-02 18:11:14
Foto:
Nos últimos seis anos, ocorreram 380 doações de coração parado, 537 transplantes de córnea e 95 transplantes de rim

Com o slogan “A vida não para, doe órgãos, converse com sua família“, a Central de Transplante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) propõe a sensibilização à população sobre a importância da doação de órgãos.

Na manhã de terça-feira (1º), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho, aconteceu à abertura do Setembro Verde, que é voltado ao incentivo da doação. O evento teve a presença da Banda Musical do Exército, gestores do hospital e pacientes transplantados, que contaram um pouco de suas histórias.

O paciente Sérgio Justiniano, de 21 anos, transplantado renal há um ano e cinco meses, conta: “Aos 17 anos, eu era paciente renal crônico, realizava hemodiálise três vezes na semana e não tinha uma vida normal. Entrei na fila de transplante para órgãos de pessoas falecidas aos 19 anos, e após um mês aguardando, recebi uma ligação da Central de Transplante me informando sobre o sim de uma família. Foi motivo de muita alegria e gratidão para mim”.

Sérgio relata que, após o transplante, consegue realizar os compromissos, como ir à igreja, o que antes era difícil por conta da hemodiálise. Ele explicou que é acompanhado pela equipe médica da Policlínica Oswaldo Cruz e que hoje vive uma vida normal.

Rafaela Caroline, enfermeira e gerente da Central Estadual de Transplantes de Rondônia, disse que “depois da implementação do programa, houve um aumento real das doações de órgãos. Nesses últimos seis anos, ocorreram 380 doações de coração parado, 537 transplantes de córnea e 95 transplantes de rim.”

Raquel Gil, diretora geral do HBAP, enfatizou a importância de se declarar doador de órgãos enquanto em vida, bem como ressaltar a importância desta decisão a família e amigos. Além disso, explicou o papel do Hospital de Base como unidade transplantadora de órgãos no Estado de Rondônia.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.