] Jornal Correio Popular


Terça-feira, 11 / 08 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


BERTHOLLETIA
PF deflagra operação de combate à extração de madeira

Data da notícia: 2020-07-17 17:39:32
Foto: Divulgação
A polícia chegou aos criminosos, a partir da análise de celulares e documentos apreendidos de madeireiras

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a operação Bertholletia para prender integrantes de uma organização criminosa que atua na exploração ilegal de madeira na Floresta Nacional do Jacundá, na região da Vila Nova Samuel, distrito de Candeias do Jamari.

Foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho.

A ação aconteceu no contexto da “Operação Verde Brasil 2” e em decorrência de investigação da Polícia Federal na “Operação Inimigos da Tora”, realizada em maio deste ano.

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa instalada na reserva, realizava extração ilegal de madeira e falsificava créditos florestais para dar aparência lícita aos recursos naturais. A PF chegou aos criminosos, a partir da análise de celulares e documentos apreendidos de madeireiras.

Os presos serão ouvidos na sede da Polícia Federal de Porto Velho e responderão pelos crimes de organização criminosa, extração ilegal e furto de madeira, falsidade ideológica, inserção de dados falsos e lavagem de capitais.

O nome da operação faz referência ao nome científico da árvore Castanheira [Bertholletia], cuja extração e comercialização é vedada, mas que foi encontrada nos pátios de diversas madeireiras, alvo de buscas da primeira etapa da operação.


Fonte: G1 Rondônia


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.