] Jornal Correio Popular


Domingo, 07 / 03 / 2021
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


ARQUIVO POPULAR
Três décadas acompanhando a política rondoniense

Data da notícia: 2020-07-03 18:01:24
Foto: Assessoria/Divulgação
O prefeito Marcito Pinto na cerimônia de posse, na CDL Ji-Paraná, em 6 de abril de 2018. O CP estava lá

Em 30 anos de circulação, o CP transformou-se nos olhos atentos e críticos do leitor em relação à política rondoniense. Neste período, em Ji-Paraná, foram 10 políticos a ocupar o cargo de prefeito. Nele, houve duas reeleições e duas renúncias de mandato. Em Rondônia, oito foram os governadores que assumiram o Estado e tiveram, no decorrer desse tempo, duas reeleições e duas renúncias.

Ainda como Mural de Notícias, o CP informava semanalmente à população ji-paranaense os acontecimentos no primeiro mandato de José de Abreu Bianco, encerrado em 1992. Bianco foi eleito, em 1988, na segunda eleição direta do município, ainda hoje uma das mais concorridas e festejadas.

A eleição de 1992 foi vencida pelo ex-vereador Jair Ramires. Nessa disputa, agora já com o nome de jornal de nome Correio Popular, registrou a ocorrência da primeira recontagem de votos do município. O pedido foi apresentado pelo promotor de justiça Ildemar Kussler, que ficara na segunda colocação naquele leito. O resultado das urnas não se modificou, e Ramires administrou a cidade até 1996.

A quarta eleição municipal foi vencida por Ildemar Kussler, que teve como vice o ex-prefeito Roberto Jotão Geraldo (1983-1988). Em um período político conturbado, Kussler foi afastado por acusações de irregularidades administrativas. O prefeito conseguiu retornar ao cargo e terminar o mandato em 1999.

O empresário Acir Gurgacz disputou e venceu a eleição de 1999, mas renunciou ao mandato em 4 de abril de 2001 para concorrer ao governo de Rondônia. Em seu lugar assumiu o vice-prefeito, Leonirto Rodrigues dos Santos, o Nico, que administrou a cidade até 2004.

Após exercer mandatos de senador e governador de Rondônia, o ex-prefeito José de Abreu Bianco retornou à vida publica e à Prefeitura de Ji-Paraná, em 2005. Com elevado índice de aceitação, foi reeleito, em 2008, e concluiu o mandato em 2012. Bianco foi o primeiro prefeito a ser reeleito.

O ex-deputado estadual Jesualdo Pires venceu a disputa de 2012 e foi reconduzido ao cargo de prefeito para o segundo mandato, em 2016. No dia 6 de abril de 2018, Pires renunciou para tentar uma vaga no Senado Federal nas eleições daquele ano. A cadeira foi assumida pelo empresário Marcito Pinto, que terá o mandato concluído em 2020.

Sem interromper sua publicação diária e fiel à sua missão de informar, o CP acompanha as transformações do Estado, contribuindo para que as histórias e tradições permaneçam e as garantias institucionais sejam mantidas e está sempre atento para que o desenvolvimento social e econômico seja constante em cada um dos 52 municípios


Fonte: Redação


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.