] Jornal Correio Popular


Sexta-feira, 03 / 07 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


DESTAQUE ESTADUAL
Ensino fundamental de Ji-Paraná recebe selo por projeto

Data da notícia: 2020-06-29 19:00:41
Foto: Assessoria/Divulgação
Outras redes municipais de 11 estados também foram condecoradas

Ji-Paraná foi a única cidade de Rondônia a ser contemplada com o Selo Destaque Estadual, com base em estudo apresentado em uma transmissão online, quinta-feira (25), que identificou mais de 100 redes municipais de ensino com destaque no ensino fundamental.

O projeto “Educação que Faz a Diferença” foi realizado, por meio de uma parceria entre os Tribunais de Contas de todo o país e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que mapeou redes municipais com bom desempenho no ensino fundamental, identificando as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo.

O estudo, de acordo com Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), foi feito por auditores dos Tribunais de Contas de agosto a outubro de 2019, que visitaram 116 escolas de 69 redes de ensino municipais de todo o Brasil, e também de quatro divisões regionais no Rio de Janeiro e São Paulo.

Foram realizadas entrevistas com os secretários de educação, equipe técnica, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e com estudantes, além de observações de aulas.

Das 69 redes visitadas, 41 são redes de tratamento, assim chamadas por terem bons resultados educacionais no ensino fundamental, tipo de rede em que a Rede de Educação de Ji-Paraná está inserida. As demais 28 foram denominadas pela pesquisa, como redes controle por não possuírem resultados educacionais tão satisfatórios.

“Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias; também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da Educação”, destacou o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola.

Além de Ji-Paraná, outras 11 redes municipais, de 11 estados receberam o Selo Destaque Estadual, 104 receberam o Selo Bom Percurso e apenas duas redes municipais de educação receberam o Selo Excelência do “Educação que Faz a Diferença”, em um universo de 5.570 municípios brasileiros e mais de 101 mil escolas públicas de ensino fundamental.

“Confesso que fiquei surpresa com o resultado do estudo, uma vez que a pesquisa foi realizada por auditores do Tribunal de Contas e não por técnicos do Ministério da educação ou entidades públicas ligadas diretamente à educação. Atribuo o sucesso da nossa rede ao compromisso da equipe, a qual valoriza o desempenho de cada profissional”, afirmou a secretária municipal de Educação, Edilaine Alves da Silva Nogueira.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.