] Jornal Correio Popular


Quarta-feira, 08 / 07 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


SÃO FRANCISCO
Autoridades alertam população de que queimada é crime ambiental

Data da notícia: 2020-06-26 18:01:57
Foto: Assessoria/Divulgação
Equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam durante visita ao gabinete da prefeita Gislaine Clemente

A prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Clemente, a “Lebrinha” (MDB) recebeu no gabinete na manhã de segunda-feira (22), a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a reunião teve como intuito, firmar parceria do município e estado para realizar ações de prevenção e combate ao desmatamento e queimadas, bem como ações de orientação e educação ambiental.

“O apoio da Sedam objetiva reforçar ações preventivas nesse período de estiagem. Pedimos que os moradores colaborem conosco e não façam queimadas em nosso município”, disse Lebrinha.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marcio Santos destaca a importância da parceria com a Sedam. “Iniciamos essa parceria e no ultimo sábado (20), realizamos uma ação com a equipe da secretaria, onde foi feito pit stops, com orientações preventivas e instalação de placas da campanha em alguns pontos na zona urbana e rural”.

O secretário ainda faz um alerta, de que o tempo seco, a falta de chuva e a baixa umidade do ar, aumentam a quantidade de material combustível, como folhas e galhos secos. É necessário prevenir os focos de incêndios, que podem ser feitos voluntariamente ou involuntariamente.

As placas foram instaladas conscientizando a população sobre os riscos da fumaça das queimadas, neste momento de pandemia. “As queimadas já levam grande parte da nossa população aos postos de saúde por problemas respiratórios e o novo coronavírus também, a fim de que os dois não se encontrem e agravem os problemas de saúde das pessoas, a equipe de fiscalização ambiental e prevenção percorrem a cidade para orientar a população sobre os riscos e informando que quem realizar queimadas será penalizado em lei,” enfatizou o coordenador da Educação Ambiental da Sedam, Fábio França.

Como denunciar
A prática da queimada é considerada um crime ambiental, conforme lei 9.605/98. Para os infratores, vale o aviso de que poderão ser penalizados com multa.

A denúncia de queimadas na cidade pode ser efetuada por todo e qualquer cidadão, via telefone. A fim de realizar as denúncias, o mesmo pode entrar em contato com a ouvidoria ambiental, por meio do 0800 6471150 ou Corpo de Bombeiros Militar (CBM) 193.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.