] Jornal Correio Popular
Quarta-feira, 08 / 07 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


JI-PARANÁ
Nova etapa de testagem de moradores termina terça-feira dia 23

Data da notícia: 2020-06-22 18:31:16
Foto: Assessoria/Divulgação
Na UBS do km 5, até às 11 horas, era pequena a procura pelos testes rápidos disponibilizados pela Secretaria de Saúde

Termina nesta terça-feira (23), mais uma etapa da aplicação de testes rápidos para diagnosticar o novo coronavírus (Covid-19). A testagem iniciou na segunda-feira (22), em quatro unidades básicas de saúde de Ji-Paraná e 2800 exames foram colocados à disposição dos moradores da cidade.

Os testes rápidos (IgM/IgG) são importantes no mapeamento do status imunológico da população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Eles estão sendo realizados nas UBSs Nova Brasília, BNH, Dom Bosco e km 5 (bairro Santiago), no período das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Para fazer o teste, é preciso que a pessoa tenha mais de 12 anos de idade e esteja de 7 a 10 dias (seguidos) com sintomas da doença, como: tosse seca, dor de garganta, falta de ar, febre, mal estar. O exame rápido identifica os anticorpos do vírus no sangue.

É necessária a apresentação de comprovante de residência com CEP, RG ou Carteira Nacional de Habilitação, nº do CPF e Cartão do SUS. Os atendimentos são realizados por ordem de chegada nas unidades com a orientação de agentes de saúde. A reportagem do CP esteve ontem nas UBSs Bom Bosco e km 5 no bairro Santiago, ambas no 1º distrito.

Até as 11 horas, o movimento nas duas unidades de saúde foi considerado “calmo”, sem filas ou aglomerações. Agentes que faziam o pré-atendimento afirmaram que esperavam por uma corrida às UBSs. “Cheguei, entrei e fiz o teste. Agora estou aguardando o resultado”, disse a empregada doméstica R.U.P., ouvida no bairro Santiago.

Ao contrário do que o CP informou na edição de sábado (20), os quase três mil testes rápidos feitos nesta etapa são do programa Mapeia Rondônia da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), conforme a assessoria do governo estadual. A nova etapa foi divulgada e coordenada pela Semusa.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.