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CUIDADO
Procon de Rondônia alerta contra golpes realizados em aplicativos

Data da notícia: 2020-06-17 17:57:02
Foto: Divulgação
O consumidor precisa baixar programas apenas das lojas oficiais

Fraudadores estão se aproveitando da pandemia do coronavírus para roubar dados dos cidadãos, por meio do envio de links falsos, as informações são do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor em Rondônia (Procon-RO), que também orienta sobre os cuidados necessários ao usar os aplicativos bancários para evitar futuros problemas financeiros.

Segundo o coordenador do Procon, Ihgor Rego, devido à limitação que temos hoje com a dificuldade de ir até o banco realizar pagamentos e outros serviços, estamos conhecendo novos instrumentos, que já existiam antes da pandemia, mas eram pouco utilizados para realização dessas transações. “Todas as instituições bancarias que temos no Brasil têm um site próprio e aplicativo para auxiliar o consumidor no manuseio de suas contas, realização de transações, consulta de saldo e todas essas atividades e finalidades que, por ventura, tem no caixa eletrônico, também temos na palma da mão.

A única diferença é que não conseguimos, mediante aplicativo, sacar o dinheiro. Mas você pode movimentar, executar pagamentos, contratar serviços e fazer consultas simples como saldo e extrato”.

Para o coordenador do Procon, o consumidor precisa ficar atento ao utilizar a internet, pois pode existir um fraudador tentando tirar vantagem da inexperiência do usuário. “ Vale lembrar, que os bancos e as instituições financeiras não enviam SMS, e-mail ou mensagem de Whatsapp alarmando que suas contas serão encerradas por não atualizar o cadastro. Essa situação chama atenção do consumidor, e por algum motivo, pedem a ele que preencham algumas informações pessoais para regularização do cadastro. O banco não cobrará isso de você, portanto é muito importante que o mesmo tenha consciência dos seus direitos, mas tomem os cuidados necessários para não informar os seus dados aos golpistas”.

Quando o consumidor cair em um golpe, deve imediatamente denunciar à polícia e entrar em contato com a instituição financeira, a fim de romper com o ciclo da fraude. “ A pessoa precisa pedir o cancelamento do cartão de crédito, de algum serviço que seja alvo de ataque fraudulento e comunicar às autoridades policiais. Se o banco se recusar a restituir o dinheiro, que de alguma forma foi objeto de fraude, o cliente poderá procurar o Procon para mediar a situação ou o Poder Judiciário para obter o dinheiro de volta, que foi desviado ilicitamente”, recomenda o coordenador do Procon-Ro, Ihgor Rego.

Em caso de dúvidas, o consumidor poderá entrar em contato pelos canais de atendimento do Procon: Telefone 151; Whatsapp (69) 98491-2986 ou (69) 98482-0928, ou pelo perfil no Facebook: Procon Rondônia.

Orientações
Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone; Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar; Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais; Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais; Não confie e não compartilhe links e informações, dos quais não tenha certeza da origem; Não acredite em ofertas de ajuda, auxílio, dinheiro, entre outros serviços, enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links; Para obter informações sempre acesse os sites oficiais dos bancos ou do serviço que desejar.


Fonte: Secom


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