]
Governo firma parceria para a compra de EPIs
Data da notícia: 2020-04-15 19:09:31
Foto: Assessoria/Divulgação
Visando a necessidade de ampliação das soluções de compras de insumos e equipamentos destinados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o governo de Rondônia firmou um termo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério Publico do Trabalho e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), no valor de R$ 10 milhões.
O termo tem objetivo de programar ações para enfrentamento da pandemia, como a compra de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), contratações em solução tecnológica, além de planejar a implantação de infraestruturas temporárias.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o governo federal enfrenta verdadeiras batalhas para a aquisição de EPIs e insumos ao combate desta crise, devido à escassez diante da procura mundial por esses materiais. Por isso, a necessidade de implementação de buscas ativas, inclusive, no mercado internacional.
O Unops foi criado em 1974, como parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e oferece serviços de gestão de projetos, de compras e serviços de apoio às agências da ONU, instituições financeiras internacionais, organizações governamentais e não-governamentais. A missão do Unops é servir as pessoas necessitadas, mediante a ampliação da capacidade das Nações Unidas, dos governos e de outros parceiros para gerir projetos, infraestrutura e compras de forma sustentável e eficiente.
Para o procurador do estado Maxwel Mota, a utilização da estrutura e logística da Unops trará maior agilidade nas compras de insumo para Rondônia. “A parceria é uma alternativa, a fim de permitir a aquisição com maior segurança, resguardo dos recursos públicos e também celeridade para o atendimento dos municípios e do estado”, esclareceu Mota, que informou o andamento de outro termo de cooperação com a Unops que investirá mais R$ 10 milhões.
Além dessa parceria, outras ações já foram feitas para amenizar a propagação do coronavírus, como a compra antecipada de respiradores de UTI, aquisição de mais de 76 mil máscaras de proteção, distribuição de 100.000 (cem mil) testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 e EPis para os 52 municípios de Rondônia, a disponibilização de leitos exclusivos de UTI em Porto Velho, Cacoal e toda assistência necessária em muitos setores afetados pela pandemia.
Fonte: Secom
www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.