] Jornal Correio Popular
Quinta-feira, 26 / 11 / 2020
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


SAÚDE
Fhemeron convida doadores a abastecerem banco de sangue

Data da notícia: 2020-02-07 18:28:28
Foto: Assessoria/Divulgação
O homem pode fazer doações de sangue até quatro vezes por ano em intervalos de 60 dias

Com a proximidade da festa momesca e toda a folia do período de carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) intensificou as atividades com campanhas de captação de doadores para abastecimento do banco de sangue do hemocentro de Porto Velho, localizado ao lado do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, na avenida Jorge Teixeira, bairro Industrial.

“O Carnaval a gente sabe que é tempo de festa, em que as pessoas extrapolam, vão para as ruas, divertem-se, mas têm sempre quem não pode comemorar, que são as pessoas que precisam de transfusão sanguínea, outras que são vítimas desse excesso, ou por terceiros ou por eles mesmos. E essas pessoas precisam da solidariedade de alguém que, mesmo durante esse período de festas, mobilize-se para fazer algo por elas”, declarou a gerente de Captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira.

Para que o carnaval seja mais tranquilo e que seja atendida à demanda, a equipe do hemocentro pontuou o mês de fevereiro com campanhas para estimular e conseguir mais doações. Nos dias 3 e 4, em uma parceria com a 17ª Brigada de Infantaria e Selva, do Exército Brasileiro, cerca de 90 conscritos foram até a Fhemeron e doaram.

“A gente faz a tipagem sanguínea deles, que o Exército precisa dessa informação, e em contrapartida eles doam sangue. Essa mesma parceria temos também com a Aeronáutica e, assim, conseguimos abastecer nosso estoque”, completa.

ATENDIMENTO
A Fhemeron fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h15 até as 18h. Aos sábados, o atendimento é até o meio-dia. “Quem for O- (O negativo), nós esperamos que se sensibilize a doar, porque é um sangue raro, e é uma responsabilidade muito importante. Todo tipo de sangue salva vidas, e nós esperamos que toda a população tenha isso em mente e faça esse compromisso com a vida”, alegou a gerente de Captação, Maria Luiza.

Para doar, basta ter em mãos um documento oficial com foto, seja RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e os requisitos necessários são:
estar em boas condições de saúde
Ter entre 18 e 69 anos de idade.
Com 16 e 17 anos é possível doar desde que acompanhado dos pais ou responsáveis legais
Ter peso acima de 50 quilos
Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (3 horas após o almoço).
Homem pode doar até quatro vezes ao ano em intervalos de 60 dias.
Mulher pode doar até três vezes ao ano com intervalos de 90 dias
Ter dormido, ao menos, 6 horas nas últimas 24 horas.
No interior, há hemocentros nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, basta procurar uma das unidades para fazer a doação.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.