] Jornal Correio Popular
Sábado, 27 / 02 / 2021
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


UNIR - IFRO
Fórum debate sobre educação indígena

Data da notícia: 2018-11-20 19:39:35
Foto: Assessoria/Divulgação
Evento debateu o ingresso e a permanência de estudantes indígenas em universidades

No último fim de semana, em Ji-Parana, aconteceu o II Fórum de Ingresso e Permanência de Estudantes Indígenas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
O evento foi realizado na sexta-feira (16) e no sábado (17), no auditório do IFRO Campus Ji-Paraná.
O fórum teve como principal objetivo discutir sobre as políticas internas de acesso e permanência de alunos indígenas no ensino superior das duas unidades de ensino. Assim como avaliar as atuais condições do atendimento às demandas indígenas no âmbito destas instituições.
Apesar dos recursos limitados, que impediram a vinda de lideranças e estudantes, representantes de Porto Velho, Guajara-Mirim, Cacoal e Rolim de Mouram estiveram presentes no evento.
O fórum foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do IFRO.
A organização e a execução do evento foram realizadas pelo Centro Acadêmico Indígena do Intercultural (CAII) da UNIR, Campus Ji-Parana e monitores estudantes do IFRO, sob a orientação das professoras Gicele Sucupira da UNIR e Lediane Felzke do IFRO.
A segunda edição do Fórum de Ingresso e Permanência de Estudantes Indígenas contou com mesas de debates e conferências., seguidos da leitura e discussão da Carta Final do fórum.
Estudantes e docentes presentes discutiram alguns problemas e apresentaram as suas reivindicações na Carta Final.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) dos municípios de Ji-Paraná e Cacoal, o Conselho de Missão entre os Índios (Comin) também participaram do evento.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.