Jornal Correio Popular


JI-PARANÁ
Mais de 8 mil animais são vacinados contra raiva

Data da notícia: 2018-08-29 09:14:00
Foto: Divulgação
Próxima etapa da campanha será imunizar animais no 2º distrito. 35 pontos de vacinação serão montados no dia 15 de setembro

O município Ji-Paraná superou a meta da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, realizada no último sábado (25), no 1º distrito da cidade. Mais de 8 mil cães e gatos foram imunizados contra a doença.
De acordo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a expectativa era imunizar 4,3 mil animais, seguindo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. O número praticamente dobrou, com 8.052 gatos e cachorros vacinados contra a raiva animal.
Para que a meta fosse superada, 24 pontos de vacinação foram montados em vários setores do 1º distrito do município. Mais de 130 vacinadores participaram da ação.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a participação de agentes comunitários de saúde e a parceria de acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Paulista (UNIP) e estudantes do curso de técnico em enfermagem do Centro de Ensino Técnico (CEET).
A próxima etapa é vacinar os animais do 2º distrito de Ji-Paraná. A população deve procurar um dos 35 pontos de vacinação que serão montados no dia 15 de setembro, em escolas, igrejas e unidades básicas de saúde (UBSs).
A campanha no 2º distrito será realizada das 8h às 17h. Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser imunizados. A dose da vacina é gratuita.
Para a coordenadora do CCZ, Eliana Pereira Dias Cruz, a vacinação é uma condição indispensável para manter o controle epidemiológico da doença.
“Ji-Paraná não tem registrado casos de raiva, devido às amplas coberturas vacinais atingidas, mas é importante garantir a vacinação como forma de prevenção. Quando vacinamos os animais, evitamos que essa doença seja transmitida ao ser humano. Além disso, pedimos que a população cuide dos seus animais. Não deixem cães e gatos soltos nas ruas. Isso gera risco para o animal e para as pessoas”, enfatizou a coordenadora.
A campanha antirrábica na área rural deve começar na próxima quarta-feira (29). Todos os sítios e fazendas dos setores Gleba G, Linha 200, Riachuelo e Itapirema serão visitados por equipes de vacinadores. A meta é vacinar 28 mil animais na área urbana e rural de Ji-Paraná, até o dia 13 de novembro.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.