Jornal Correio Popular




PRODUTIVIDADE
Machadinho recebe dia do café com leite e floresta

Data da notícia: 2018-06-28 18:45:25
Foto: Assessoria/Divulgação
O estado de Rondônia é o segundo maior produtor de café Conilon do país

A Cooperativa Mista Agroindustrial de Machadinho do Oeste (Comamo) promoveu, na quinta-feria (28), no Campo Experimental da Embrapa do município , o 9º Dia Especial do Café com Leite e Floresta. “A proposta do evento foi focada na qualidade do café e difusão de conhecimento por meio da participação de especialistas de diversas partes do Brasil, tratando de assuntos pertinentes à consolidação das estratégias e políticas de sustentabilidade socioeconômica ambiental,” destaca o tecnólogo da Idaron, Ivo Bulhões.
O destaque da edição foi do engenheiro agrônomo e presidente da Associação dos Cafeicultores do Brasil (SINCAL), Armando Matiello, com mais de 40 anos de experiência na cafeicultura nacional, atuando em diversos trabalhos de aperfeiçoamento da qualidade do café, com manejo e cuidados no pós-colheita. Ele falou do foco na qualidade e rentabilidade do café. “O produtor de café de Rondônia pode agregar valor e obter mais rendimento financeiro com sua produção, quando bem orientado, bastando empregar as técnicas corretas de manejo e condução”, explicou Matiello.

Cultura do Café

Para o secretário de estado da Agricultura (Seagri), José Paulo Gonçales, o evento se firma como um importante ponto de difusão de tecnologias na cultura do café para a região de Marchadinho do Oeste. “O governo do estado vem apoiando o desenvolvimento sustentável da cafeicultura com a inserção de cultivares de alto poder produtivo e de novas tecnologias de manejo, por meio de dias de campo, feiras de agronegócio, fóruns, caravanas e concurso de qualidade de café no âmbito regional e nacional”, finalizou Gonçales.
José Gonçales ainda afirmou que a estimativa da Conab para a safra 2018 é de que a produtividade média alcance 30,54 scs/ha, superando em 17% a safra passada. Com uma área plantada de café em produção de 71.605 hectares, ou seja, 3,6% menor em relação aos 74.255 hectares plantados na safra passada. Para a área em formação, na sua totalidade, constituída com mudas clonais, houve um incremento de 29,2% em relação à safra 2017, passando de 9.084 hectares para os atuais 11.734 mil hectares.
Entretanto, a área total de 83.339 hectares ocupada com a cultura de café, permanece a mesma em relação à safra anterior. No tocante à produção, a estimativa atual é de 2.186,8 mil sacas, representando um incremento de 12,8% em relação às 1.938,2 mil sacas colhidas na safra anterior.

O evento

O 9º Dia Especial do Café com Leite e Floresta é realizado pela cooperativa COMAMO com o apoio institucional da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri); Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia ( Emater); Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-RO); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Ifsuldeminas); Fundação de Apoio a Tecnologia Cafeeira (Procafé); Superintendência Federal de Agricultura do Estado de Rondônia (SFA-RO/MAPA); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO) e da Secretaria Municipal de Agricultura de Machadinho do Oeste(Semagri).


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.