] Jornal Correio Popular
Sábado, 27 / 02 / 2021
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


QUEDA
Doação de sangue cai 40% na capital e 50% no interior

Data da notícia: 2018-06-05 09:33:35
Foto: 20180604-121.jpg
O Hemocentro convoca população rondoniense para que volte a fazer doação de sangue

(Da Redação) A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) enfrenta queda no número de doadores de sangue na última semana de maio, com a paralisação dos caminhoneiros que refletiu no abastecimento de combustível em todo o estado. Estima-se que a redução no número de doadores na capital seja de 40% e no interior chega à marca de 50%, o que ocasionou uma grande preocupação com o estoque para atender a demanda de.
De acordo com a médica hematologista da Fhemeron, Ana Carolina, a situação pode se agravar nos próximos dias caso o cenário seja mantido. Ela ressaltou a urgência em coleta de sangue dos tipos O, A e B negativo, pois o atual estoque não seria suficiente para atender a demanda do fim de semana. O problema também se agrava em relação à coleta de concentrado de plaquetas, devido ao estado crítico do estoque, com apenas 11 bolsas do tipo O positivo para atender todo o estado. “Temos recebido poucas pessoas para doação desde a última semana. Até a coleta externa foi afetada. Não é que as pessoas não queiram vir, elas não estão conseguindo se deslocar”, afirmou
Por esse motivo, o presidente da Fhemeron, João Ricardo, pediu que mesmo com as dificuldades da paralisação, a população se dirija aos pontos de doação, para não deixar o estoque em situação preocupante. “Estamos acompanhando com muita atenção o problema. Sabemos das dificuldades das pessoas, mas contamos com o apoio da população, conforme as possibilidades de cada um, para que procurem uma unidade da hemorrede para que possam doar sangue e salvar vidas”, reafirmou.
Devido ao feriado de Corpus Christi, não houve expediente nas unidades da hemorrede. Na sexta-feira, dia 1º, o atendimento aconteceu em todas as unidades nos horários de 7h15 às 12 horas. No sábado, somente o Hemocentro de Porto Velho esteve funcionando das 7h15 às 12 horas.

Como doar

Para doar é preciso ter entre 16 (acompanhado dos responsáveis) e 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados Também é necessário estar em boas condições de saúde; pesar mais de 50 quilos; descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas horas que antecedem a doação); e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Com informações de Paulo Ricardo - Assessoria


Fonte:


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.