Agricultores conhecem trabalho da Arpacre
Produtores rurais e profissionais do agronegócio que visitarem a Rondônia Rural Show poderão conhecer mais de perto o trabalho da Arpacre (Associação das Revendas de Produtos Agroquímicos de Cacoal e Região), que gerencia a central de recebimento de embalagens vazias de Cacoal, e o funcionamento do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Atualmente, o Brasil é líder e referência mundial na correta destinação das embalagens plásticas primárias pós-consumo de agrotóxicos, uma vez que 94% do material retorna para o Sistema seguindo para reciclagem ou incineração.
No evento, representantes do Sistema vão disponibilizar informação sobre a correta destinação de embalagens pós-consumo de agrotóxicos, esclarecendo as dúvidas sobre o papel de cada elo da cadeia produtiva do agro nacional (produtores, distribuidores, indústria fabricante e pode público), cujo engajamento faz do Brasil um exemplo para outras nações.
“Queremos expandir o conhecimento dos produtores e demais profissionais do campo sobre o Sistema Campo Limpo e a importância da correta destinação das embalagens. Falar sobre isso é de extrema importância para a continuidade deste programa e para o sucesso deste trabalho, que depende dos esforços contínuos de todos os elos envolvidos”, detalhou Hamilton Flandoli, coordenador regional de Operações do inpEV. O instituto é o núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação das embalagens vazias e é o elo que representa a indústria fabricante no processo de responsabilidade compartilhada que estrutura a logística reversa no campo.
Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas....