] Jornal Correio Popular


Quinta-feira, 04 / 03 / 2021
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


ARBOPASTO
Pesquisadora rondoniense tem projeto financiado pelo Finam

Data da notícia: 2018-05-18 18:50:03
Foto: Assessoria/Divulgação
O projeto é uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais

Um desses projetos é de autoria da pesquisadora Ana Karina Dias Salman, da Embrapa-RO. Ela foi responsável por um dos 18 projetos contemplados no edital de pesquisa do Banco da Amazônia. A pesquisadora foi selecionada com o projeto “Software Arbopasto para Planejamento da Inclusão do Componente Arbóreo em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, ainda em andamento.

O objetivo é desenvolver o software Arbopasto para simulação da inclusão de espécies arbóreas em áreas de iLPF e promover ações de transferência de tecnologia, capacitação e comunicação para incentivar a inclusão do componente arbóreo utilizando espécies nativas da Amazônia Ocidental brasileira. No estado de Rondônia, a pecuária é uma das atividades de mais expressão econômica.

Mesmo assim, no bioma Amazônia, a pecuária enfrenta o estigma dos impactos ambientais negativos, e que se agrava quando se considera o problema da degradação das pastagens. A inclusão do componente arbóreo, dentro do conceito de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), é uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais.

Durante o desenvolvimento do Projeto Arbopasto, foi construído um banco de dados com informações sobre as características dendrométricas, como altura total da árvore, altura do fuste, diâmetro a altura do peito (DAP), altura e área de copa, de pelo menos 10 exemplares de cada uma das 51 espécies arbóreas avaliadas nos estados do Acre e Rondônia.

A partir dessas informações será feira a simulação da inclusão de espécies arbóreas em áreas de iLPF e promover ações de transferência de tecnologia, capacitação e comunicação para incentivar a inclusão do componente arbóreo utilizando espécies nativas da Amazônia Ocidental brasileira.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.