] Jornal Correio Popular


Sábado, 27 / 02 / 2021
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


INTERNACIONALIZAÇÃO
Criação de gabinete binacional é discutida entre Brasil e Peru

Data da notícia: 2018-04-27 09:14:58
Foto: Assessoria/Divulgação
Reunião com representantes de Rondônia e o embaixador do Peru definiu agenda de compromisso para relação entre os países

O embaixador peruano no Brasil, Vicente Rojas, recebeu na quarta-feira (25), em Brasília, o governador Daniel Pereira (PSB) e o senador Valdir Raupp (MDB) para tratar da criação de um gabinete binacional fronteiriço em Porto Velho. Na reunião, também foi discutida a possibilidade de se criar um voo comercial direto Lima/ Porto Velho, após a internacionalização do Aeroporto Governador Jorge Teixeira.
“Acabamos de fechar uma agenda de relações bilaterais entre o estado de Rondônia, envolvendo os estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso, para que nos dias 29 e 30 de maio próximos, a gente construa uma grande reunião de negócios entre esses estados”, explicou Daniel Pereira. Segundo ele, a agenda envolverá as embaixadas brasileiras e peruana, e também os Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Turismo do lado brasileiro e do lado peruano.
O governador de Rondônia disse que, em 2017, o governo estadual participou da feira Expoalimentaria no Peru, e nesse evento, Rondônia teve uma participação importante, fato que permitiu a construção do relacionamento bilateral em que os empresários peruanos e brasileiros passaram a fazer negócios. “Com isso, a gente vai interagindo e a partir de agora nos interessa também construir uma agenda do ponto de vista do turismo. O Peru tem uma riqueza cultural muito grande e nós queremos compartilhar isso com a Amazônia brasileira, a partir do estado de Rondônia”, enfatizou Daniel.
O embaixador peruano falou da importância em se trabalhar conjuntamente, principalmente, começando pela fronteira. “Mas temos muito o que fazer. Temos que fazer um intercâmbio cultural, temos que fazer intercâmbios comerciais, temos que fazer intervenções e temos que trabalhar em todas as áreas para a grandeza do nosso país e também para a satisfação e o bem estar das pessoas. Somos uma equipe que vamos trabalhar juntos”, asseverou , Vicente Rojas.

Bioceânica
O senador Raupp demonstrou a relevância do estreitamento das relações entre o Brasil e o país andino. “Esperamos que em breve possamos instalar, com o apoio do embaixador, o consulado geral do Peru em Porto Velho, e cada vez estreitar mais as relações de Rondônia com o Peru. Estamos internacionalizando o nosso aeroporto. E a Carreteira, nossa rodovia bioceânica já nos permitiu estreitar ainda nossas relações comerciais”, enfatizou.
Na reunião, o governador reforçou o convite ao embaixador para que ele participe da abertura da 7ª Rondônia Rural Show, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de maio, no município de Ji-Paraná. Ao sair, o embaixador presenteou Daniel Pereira com o Livro das Grandes Civilizações do Passado – Peru Antigo, de Maria Longhena e Walter Alva.
Participaram ainda da reunião, o conselheiro da Embaixada do Peru, Carlos Rios; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Rondônia, Eurípedes Miranda; o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires; e o superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Carlos Terceiro.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.