] Jornal Correio Popular
Sexta-feira, 26 / 02 / 2021
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


SAÚDE
Município está em estado de alerta contra mosquito

Data da notícia: 2018-03-23 18:54:03
Foto: Assessoria/Divulgação
Casos de dengue diminuíram na comparação com os primeiros meses de 2017

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretária Municipal de Saúde (Semusa) alerta que o município de Ji-Paraná está em estado de alerta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.
Segundo os dados divulgados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), nos três primeiros meses de 2017 foram registrados 202 casos de dengue, 22 casos de zika e 29 de chikungunya em Ji-Paraná.
Em 2018, de 1° de janeiro até meados de março, foram registrados 46 casos suspeitos de dengue, 17 casos de zika e 22 de chikungunya.
Segundo a diretora do DVS, Emanoela Sousa, a maior preocupação do município é com a zika e chikungunya.
“Zika e a chikungunya são doenças de cuidados prolongados, que debilitam os pacientes em até dois anos, o que dá falta no serviço e muitos constrangimentos para a família com os pacientes passando mal”, assegurou.
De acordo com a diretora, apesar dos casos de dengue terem diminuído em comparação aos dois primeiros meses de 2017, é preciso manter os cuidados para impedir a proliferação do mosquito.
“Nós estamos em uma situação ótima, só que todos os ingredientes para uma epidemia então dispostos, nos temos os casos suspeitos, nós temos o Aedes [aegypti] assombrando as casas, e nós temos o vírus circulando em Ji-Paraná, e se cruzarmos os braços e acharmos que estamos confortáveis com essa situação estaremos prestes a ter uma epidemia”, afirmou a diretora.
Para evitar uma possível epidemia do Aedes aegypti no município, o DVS está realizando várias ações de conscientização, entre elas a “Sexta sem Mosquito”.
A campanha é desenvolvida pelo Ministério da Saúde, onde são feitas visitas domiciliares com mutirões de limpeza e distribuição de material educativo.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.