] Jornal Correio Popular
Quarta-feira, 03 / 03 / 2021
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


SEGURANÇA
Instituto recebe equipamentos de última geração para investigação

Data da notícia: 2017-10-26 11:06:04
Foto: Bruno Corsino
Governador Confúcio Moura salientou que segurança é prioridade no governo de Rondônia

As representações dos postos de identificação do Instituto de Identificação Civil e Criminal Engrácia da Costa Francisco (IICC), espalhadas pelos 52 municípios, começam a receber kits com material de última geração para atender à perícia papiloscópica. O material foi entregue, na terça-feira (24), em cerimônia no auditório do Tribunal de Contas.
Os kits contêm equipamentos e reagentes químicos que vão contribuir para melhorar ainda mais a produção de provas nos inquéritos. Os produtos foram adquiridos por R$ 650 mil.
A relevância do conteúdo dos kits para o trabalho dos peritos criminais pode ser compreendida pela explicação de Júlio Kasper, diretor do IICC. “É um momento histórico. Nenhum governo estadual investiu tanto na perícia papiloscópica”, afirmou. Ele acrescentou que a categoria tem a obrigação de servir ainda melhor aos cidadãos.
Os papiloscopistas são especialistas na identificação humana pelas papilas da pele existentes nas mãos e sola dos pés, registros conhecidos popularmente como impressões digitais.
O evento foi um momento de especial entre os peritos em papiloscopia, que homenagearam os colegas aposentados e os que preferem continuar na ativa, mesmo tendo atingido o tempo da inatividade pelo prazer de produzir perícia com qualidade.
A aquisição dos kits para a perícia papiloscópica é, segundo o governador Confúcio Moura, fundamental para a produção de prova técnica e tem reflexos diretos na elucidação de crimes e combate à criminalidade.
A compra do material utilizou recursos destinados pela Assembleia Legislativa por meio de emendas parlamentares coletivas e do governo de Rondônia.

“A segurança pública é uma das minhas prioridades”, afirmou Confúcio, destacando outras ações para melhorar o combate à criminalidade. O programa Rondônia mais Segura, elaborado a partir de propostas dos representantes dos organismos policiais, é um deles. A proposta, inovadora do no país, em envolver todas a sociedade civil, além do poder público, em ações integradas.
O governador também anunciou a construção do novo prédio do instituto, que já tem até terreno definido. “Será moderno e bonito”, garantiu. O dinheiro para a obra veio da emenda parlamentar destinada pela bancada federal, sob coordenação do deputado federal Nilton Capixaba (PTB).
O deputado estadual Anderson do Singeperon, que é agente penitenciário, elogiou a iniciativa do governo de Rondônia em melhorar a estrutura da perícia papiloscópica. Para o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Edilson Souza, a Polícia Civil já faz muito com poucos recursos. “Agora, previu, fará muito mais”.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.