FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Assine a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Bom dia! Terça-feira, 12 / 12 / 2017
FEIRA DO LEITE
Rondoleite recebe produtores dos 52 municípios rondonienses

Data da notícia: 2017-11-15 16:40:25
Foto: Assessoria/Divulgação
Evandro Padovani, prefeito Jesualdo Pires (c) e o presidente da Câmara, Affonso Cândido (d), visitando o local da feira
Ji-Paraná vai receber quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de novembro, produtores de leite de todo o estado de Rondônia. O governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), e em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, realiza a 1ª Feira do Agronegócio do Leite do Estado, a Rondoleite. O evento voltado à cadeia produtiva do leite apresentará diversas tecnologias para o setor visando impulsionar e melhorar a produção estadual.
A estrutura que recebe a Feira, localizada parque, Vandecir Rack, local da realização da Rondônia Rural Show, já está praticamente montada. Hoje (14) pela manhã, o secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani, o prefeito Jesualdo Pires (PSB), e o presidente da Câmara de Ji-Paraná, Affonso Cândido (DEM), estiveram no local do evento acompanhando a instalação dos últimos estandes..
Evandro Padovani ressaltou que Rondônia é o maior produtor de leite da região Norte, com cerca 2,2 milhões de litros diários, e que a intenção do governo estadual é ampliar ainda mais esses número fazendo com que os produtores tenham acesso facilitado às novidades tecnológicas que estão no mercado.
“Temos mais de 35 mil propriedades produzindo leite em nosso estado. Por isso, nossa intenção de mostrar durante esta feira as mais avançadas tendências e inovações tecnológicas que podem ser utilizadas por nossos produtores. Teremos diversas palestras e apresentações voltadas à cadeia produtiva do leite, como sistemas modernos de manejo, melhoramento genético, boas práticas agropecuárias, capacitação em gestão, cooperativismo, comercialização e mercado do leite e novas técnicas de melhoramento da produtividade das propriedades”, ressaltou.
O prefeito Jesualdo Pires comentou que a feira trará muitos benefícios aos produtores. “São muitas informações importantes que poderão ser absorvidas nesses dois dias. O governo estadual estará colocando à disposição dos produtores o que há de melhor no mercado. Rondônia hoje tem capacidade de ampliar muito a sua produção de leite e essa feira será fundamental para auxiliar e estimular todo setor produtivo do leite”, comentou.
Segundo a Seagri, Rondônia possui 38 laticínios com registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF) e 28 laticínios com registro no Sistema de Inspeção Estadual (SIE). Os principais produtores de leite do estado são, os municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste e Governador Jorge Teixeira com diferença pequena na produção com vários outros municípios.

REBANHO
O estado de Rondônia tem atualmente um rebanho bovino de cerca de 14 milhões de cabeças no pasto, e desse total 3.550 milhões cabeças são de gado leiteiro, nem sempre de aptidão total para o leite, e, por isso, o governo do estado está incentivando e investindo na melhoria do padrão genético do rebanho e na alimentação como fator essencial para o aumento da produtividade, que é meta da gestão governamental e de todo setor produtivo do leite.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.