FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Assine a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa madrugada! Segunda-feira, 11 / 12 / 2017
PERÍODO CHUVOSO
Nível do rio Machado começa a subir com as chuvas

Data da notícia: 2017-10-10 10:27:52
Foto: Marco Augusto
Nível do rio Machado registrou 6,6 m na segunda-feira
Com o início do inverno amazônico, período chuvoso entre outubro e abril na região Norte, o nível do rio Machado começou a subir em Ji-Paraná. Na segunda-feira (9), a Agência Nacional de Águas (ANA) registrou 6,60 metros de profundidade nas águas do principal rio do município.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, ainda no mês de outubro, o rio deve superar a marca dos 7 metros de profundidade, deixando o nível considerado alarmante. Até o mês de janeiro, o rio Machado deverá superar os 11 metros, no período das cheias.
“O período mais preocupante é durante a cheia, que é quando existe o risco de o rio transportar”, comentou o tenente do Corpo de Bombeiros, José Aparecido dos Santos.
Maria Socorro é moradora ribeirinha há mais de 20 anos e conta que várias vezes precisou deixar a residência por causa das águas do rio Machado.
“A gente que mora na beira do rio é acostumada. Minha casa é alta do chão, mas mesmo assim, às vezes, entra água quando o rio está muito cheio. Aí, eu tenho que passar uns dias na casa de parentes esperando o rio baixar de novo”, conta a ribeirinha.

MENOR MARCA
No início de setembro, o nível do rio marcou 6,38 metros de profundidade. Igualando a menor marca, registrada em 2004 quando a ANA iniciou o serviço de medição da profundidade do rio.
Na ocasião, o tenente dos Santos comentou sobre os riscos do baixo nível.
“O risco maior é que as pessoas começam a procurar cada vez mais os balneários da cidade. Com isso, acaba tendo uma elevação no índice de afogamentos”, comentou.
De acordo com a agência, o rio ficou apenas 6 centímetros acima do nível mínimo aceitável. Abaixo de 6,32 metros de profundidade, o Machado atinge o estado considerado crítico pela ANA.


Fonte: Marco Augusto


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.