FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Assine a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa madrugada! Segunda-feira, 11 / 12 / 2017
SAÚDE
Conferência de vigilância vai debater propostas apresentadas por municípios

Data da notícia: 2017-10-04 09:45:22
Foto: Jeferson Mota
Tânia Medeiros,diretora executiva da Agevisa, afirmou que as propostas da conferência estadual serão levadas à etapa nacional
A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde que será realizada em Porto Velho no período de 9 a 11 deste mês vai reunir representantes de todos os municípios de Rondônia que realizaram (1º a 15 de agosto de 2017) as conferências municipais.
Segundo a diretora executiva da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Tânia Medeiros de Castro Souza, durante a conferência estadual serão debatidas as propostas aprovadas nos municípios, e as que forem aprovadas na serão levadas para a conferência nacional, que será realizada, em Brasília, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro próximo.
Tânia Medeiros afirmou que é a primeira vez que será realizada no Brasil a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Nela, serão debatidas as propostas de cada estado conforme a sua realidade.
“Inicialmente os municípios debateram suas realidades e aprovaram as propostas, que serão discutidas na conferência estadual, que posteriormente serão levadas para serem defendidas no encontro nacional”, destacou a diretora executiva.
Tânia explicou que a vigilância em saúde tem 47 programas que são divididos em quatro eixos: vigilância ambiental, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e vigilância da saúde do trabalhador.
A atenção básica que compreende de baixa e média complexidade são de responsabilidade dos municípios e as de alta complexidade dos estados. E todos os atendimentos, realizados tanto pelos municípios quanto pelo estado, têm que ser informados ao Ministério da Saúde por meio dos sistemas. “São através dessas informações que o Ministério da Saúde traça políticas de trabalho de combate às doenças e disponibiliza recursos para que estados e municípios desenvolvam suas ações”, afirmou.
Por isso, a importância das conferências no âmbito municipal, estadual e nacional, pois todos esses assuntos serão discutidos e debatidos dentro da realidade de cada região, disse a diretora executiva da Agevisa. A Conferência Estadual de Vigilância em Saúde é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Agevisa.
A abertura da conferência será no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, no dia 9, a partir das 19h. Estarão presentes no evento cerca de 220 delegados eleitos nas conferências municipais. O evento também será aberto ao público.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.